Buscar

Aeroportos registraram 3,5 milhões de passageiros no feriadão

Cerca de 3,5 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos  brasileiros no período de 17 a 22 de abril, que inclui a Semana Santa e o feriado de Tiradentes. O número representa um aumento de 12% na movimentação registrada no mesmo período do ano passado. Segundo avaliação da Secretaria da Aviação Civil, da EmpresaBrasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), as operações ocorreram dentro da normalidade.

Os três aeroportos concedidos à iniciativa privada – Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF) – registraram 1,08 milhão de passageiros durante o feriado, número 16% maior que o movimento no ano passado (900 mil pessoas). Além disso, 2,41 milhões de pessoas passaram pelos 63 aeroportos administrados pela Infraero, que ainda inclui Confins e Galeão, concedidos recentemente à iniciativa privada. O número é 8% maior que o registrado no mesmo período de 2013.

Segundo um levantamento feito pela Secretaria de Aviação Civil com base nos números divulgados pela Infraero, 8,1% dos 15.166 voos em todo o país atrasaram mais de 30 minutos. A situação mais crítica foi registrada no Aeroporto Santos Dumont (RJ), que ficou fechado para pousos e decolagens por algumas horas na manhã do dia 18 por causa do mau tempo. Esse fato gerou efeito cascata em outros terminais, como no de Brasília. Segundo a Inframérica, dos 440 voos e decolagens feitos por dia no aeroporto da capital federal, 49% são de conexão para os demais aeroportos brasileiros.

A queda no fornecimento de energia no aeroporto do Galeão (RJ), no dia 19, não gerou impacto operacional significativo devido ao horário da ocorrência. Em torno de dez voos foram impactados com atrasos de uma hora, segundo informações da Anac.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.