Buscar

Alagoas é o estado mais violento do Brasil 

 No ano passado, mais de 58,5 mil pessoas foram mortas de forma intencional no Brasil. Ou seja, a cada uma hora, cerca de 7 pessoas morreram em decorrência de um homicídio doloso, lesão seguida por morte, latrocínio ou confrontos com a polícia.

Em relação ao ano anterior, o aumento no número total de crimes somou quase 5%, segundo dados do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado hoje pelo Fórum de Segurança Pública com dados de 2014. 

Os homicídios respondem por 89,3% de todos os casos de assassinatos no país. Em segundo lugar estão as mortes decorrentes de intervenção policial, com 5,2%. e, em terceiro, os latrocínios, com 3,5%.

Quando olhamos o tamanho da população como perspectiva, o estado deAlagoas é quem carrega o título de mais violento do Brasil. Em um ano, o estado reduziu em 4% o número de crimes do tipo, mas isso não foi suficiente para limá-lo do topo do ranking. 

No estado, a cada 100 mil habitantes, 66,5 foram mortos em 2014 - o que representa mais de 2,2 mil assassinatos. 

Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pará são os respectivos estados que seguem na lista com as piores taxas do país. 

Já em números absolutos, a Bahia é quem encabeça o ranking. Foram 6,2 mil mortes  no ano passado – 41,4 a cada grupo de 100 mil. 

Veja, nas imagens, as despesas com segurança pública por habitante, a proporção de mortes violentas intencionais, o número total de ocorrências e a variação com relação a 2013.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.