Buscar

Astronautas iniciam caminhada no espaço para trocar computador

Duas pessoas saíram para fora da Estação Espacial Internacional.Nasa divulgou fotos da operação, prevista para durar duas horas e meia.

Dois astronautas americanos iniciaram nesta quarta-feira (23) uma caminhada espacial para substituir um computador defeituoso fora da Estação Espacial Internacional (ISS), segundo as imagens divulgadas ao vivo pela Nasa (agência espacial americana).

Rick Mastracchio e Steve Swanson saíram da câmara de descompressão da ISS às 13h56 GMT (10h56 de Brasília) e iniciaram uma manobra no espaço que deverá durar duas horas e meia, indicou o comentarista da agência.

O astronauta Koichi Wakata, do Japão, ajuda os astronautas Rick Mastracchio e Steve Swanson em sua preparação para a caminhada espacial (Foto: AFP/Handout/NASA TV)

O computador Multiplexer-Demultiplexer (MDM), que tem dez anos, não funciona desde um controle de rotina realizado no dia 11 de abril, quando os engenheiros não conseguiram reiniciá-lo.

Esta falha provocou o temor de que, em caso de avaria do principal computador da Estação, a Nasa não pudesse controlar sistemas como o de painéis solares, que fornece energia à ISS, e os circuitos de esfriamento.

Antes da saída espacial, uma nave de abastecimento russa, Progress-53, se desacoplou às 08h58 GMT (05h58 de Brasília) para testar durante dois dias um novo sistema que lhe permita aproximação automatica à Estação.

A Progress deve se afastar 500 quilômetros da ISS e voltará a encontrá-la, no módulo Zvezda, na sexta-feira, depois que os responsáveis de voo russo tiverem testado o novo sistema chamado Kurs.

Esta caminhada espacial foi adiada em vários dias para permitir o acoplamento da cápsula não tripulada Dragon da empresa SpaceX, realizada na manhã de domingo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.