Buscar

Espécie de peixe com mãos pode desaparecer na Austrália

Variedade da Austrália usa nadadeira para andar em vez de nadar.Para evitar extinção, cientistas estudam reprodução em cativeiro.

Peixes da família Brachionichthyidae preferem "andar" pelo mar usando suas barbatanas do que nadar. Nativos da Austrália, os peixes com "mãos" correm risco de extinção (Foto: Barry Bruce/CSIRO)

A população de peixes da família Brachionichthyidae caiu drasticamente, segundo estudo da agência australiana de pesquisa CSIRO, que conseguiu localizar apenas 79 indivíduos em seu único habitat, o estuário do Rio Hobart, na Tasmânia. O peixe é conhecidos como handfish.

Para evitar a extinção do pequeno peixe, cientistas estão avaliando a possibilidade de reprodução em cativeiro. Estamos organizando um workshop para ver os custos [da reprodução em cativeiro] e ver o que podemos fazer, afirmou Tim Lynch, cientista da CSIRO, em entrevista ao jornal The Sydney Morning Herald.

O peixe com mãos prefere andar pelo fundo do mar, em vez de nadar. Usando suas nadadeiras pélvicas e peitorais, o peixe é capaz de rastejar pelo oceano. Assista ao vídeo.

Listado como criticamente ameaçado de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o handfish pode estar sendo vítima de seu próprio habitat, assim como do seu instinto maternal.

De acordo com o Dr. Lynch, diferentemente dos outros peixes que soltam seus ovos pelo mar, o peixe com mãos deposita seus ovos no fundo do oceano e fica camuflado protegendo-os. Mas a destruição do habitat acaba com a camuflagem do peixe, deixando ele e seus ovos expostos a predadores. Mudanças do meio ambiente também seriam responsáveis pela redução da população dos peixes com mão.

Instinto maternal de peixe com "mão" pode ser uma das causas de seu desaparecimento. (Foto: CSIRO)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.