Buscar

Operação da PF desarticula quadrilha de traficantes que atuam em três estados

Foram apreendidos veículos e contas bancárias bloqueadas

Polícia Federal durante operação (Foto: Reprodução)

Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (31), ação para desarticular quadrilha envolvida com tráfico internacional de drogas. As investigações se iniciaram com a identificação de remessa de 1.257 quilos de maconha de origem paraguaia para Pernambuco. São alvo da ‘Operação Minotauro’ grupos que atuam em Pernambuco, Paraná e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a PF, 130 homens, sendo 43 em Pernambuco, estão atuando na ação. Até as 10h30, eles cumpriram dez mandados de prisão de um total de 12. Estavam previstas três capturas em Pernambuco, cinco no Paraná, uma em Mato Grosso do Sul, uma na Paraíba e duas na Bahia. A polícia ainda não informou quantos foram cumpridos em cada estado. Há dois foragidos.

Além disso, os policiais fazem buscas e apreensões em cinco estados: Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina, totalizando 21 mandados. Todos eles foram expedidos pela 13ª Vara Federal – Seção Judiciária de Pernambuco no interesse de inquérito policial em tramitação na Superintendência Regional de Policia Federal em Pernambuco.

Logo no início da operação os agentes federais apreenderam duas caminhonetes S-10, um Jetta, uma Land Rover, um Gol, uma Hilux, um Ônix e uma motocicleta Honda Hornet CB600, avaliados em R$ 500 mil.

A Justiça também determinou o sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias, além de quatro conduções coercitivas destinadas a pessoas supostamente relacionadas ao processo de lavagem de dinheiro. Entre eles estão titulares de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas com vultosa movimentação financeira.

ORIGEM

As investigações começaram em 2015, com a identificação de remessa de 1.257 quilos (kg) de maconha de origem paraguaia, enviada a Pernambuco pela organização estabelecida no Paraná. No curso das investigações foram apreendidas aproximadamente quatro toneladas de maconha nos estados de Minas Gerais, em setembro de 2015; Alagoas em novembro do mesmo ano; Pernambuco em março de 2016 e no Paraná em maio deste ano.

A delegada que chefiou a operação, Adriana Vasconcelos, explicou que apesar da organização do Paraná trabalhar “intensamente” com o tráfico de cocaína e crack, o principal produto enviado ao Nordeste era maconha. “A gente atribui a isso as carcaterísticas do mercado local. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, a demanda maior é pela maconha. A cocaína que chega aqui em Pernambuco é destinada, em grande parte, ao mercado internacional, que sai em direção à Europa”.

A apreensão de cocaína no curso da investigação foi de 20 quilos, no total.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.