Buscar

Tigres são retirados de templo budista na Tailândia por suspeitas de abuso

Templo do Tigre é acusado de tráfico e exploração de animais.Mais tigres poderão ser apreendidos nos próximos dias.

Tigre sedado é levado por uma equipe governamental do templo budista conhecido como Templo do Tigre, que atrai turistas pela interação com os grandes felinos em Kanchanaburi, Tailândia. Três tigres foram levados após repercussão mundial de maus tratos (Foto: Chaiwat Subprasom/Reuters)

Autoridades tailandesas invadiram um famoso templo budista, conhecido como um santuário da vida selvagem, nesta segunda-feira (30), e confiscaram três tigres da propriedade. A apreensão foi em resposta à repercussão mundial sobre o tráfico e exploração de animais selvagens. Mais animais poderão ser retirados nos próximos dias.

O Templo do Tigre, na província de Kanchanaburi oeste de Bangkok, tem mais de 100 tigres e tornou-se um destino turístico onde os visitantes tiraram fotografias com os animais e alimentam seus filhotes.

O templo promove-se como um santuário de vida selvagem, mas nos últimos anos tem sido investigado por ligações suspeitas com o tráfico de animais selvagens e abuso animal.

Monge budista brinca com um tigre no Wat Pa Luang Ta Bua, conhecido como Templo do Tigre, em Kanchanaburi, Tailândia. (Foto: Athit Perawongmetha/Reuters))

Ativistas acusaram monges do templo de reproduzirem ilegalmente e doparem os animais. O templo nega as acusações.

A apreensão desta segunda-feira foi o último movimento das autoridades em um cabo-de-guerra que dura desde 2001 para trazer os tigres para o controle estatal.

Adisorn Nuchdamrong, vice-diretor-geral do Departamento de Parques Nacionais, disse que a equipe tinha sido capaz de confiscar os tigres graças a um mandado obtido algumas horas antes da operação.

Temos um mandado judicial desta vez, ao contrário de vezes anteriores, quando pedimos apenas para a cooperação do templo, que não funcionou, disse Adisorn à Reuters.

A pressão internacional contra o tráfico ilegal de animais silvestres também é parte dos motivos pelos quais estamos agindo agora.

Funcionários do Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação das Plantas disseram que pretendiam confiscar e remover mais tigres do templo na terça-feira e enviá-los para um santuário de propriedade estatal.

Tigre sedado é removido por oficiais no Templo do Tigre, na Tailândia (Foto: REUTERS/Chaiwat Subprasom)

As tentativas anteriores para inspecionar os tigres tinham sido negadas pelo templo. No entanto, entre janeiro e fevereiro deste ano, oficiais já haviam removido dez tigres.

Tailândia tem sido um centro para o tráfico de animais selvagens e de produtos florestais, incluindo o marfim. Pássaros exóticos, mamíferos e répteis, alguns deles espécies ameaçadas de extinção muitas vezes podem ser encontrados à venda nos mercados.

O governo introduziu novas leis de proteção dos animais em 2015 destinado a limitar o abuso de animais, mas ativistas acusam as autoridades de não aplicar a legislação adequada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.