Buscar

Prefeitura responde a indicação de Vadinho por distribuição de medicamentos na Zona Rural

Em um ofício, encaminhado ao Legislativo de Sidrolândia, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu ao pedido do vereador Vadinho do PT, na indicação 145/14, onde o mesmo solicitou a elaboração de um cadastro para a distribuição de medicamentos na Área Rural da cidade. O documento foi lido na sessão ordinária desta segunda-feira (15), esclarecendo que já existe por parte do órgão uma triagem nesta região dos usuários que utilizam remédios de uso contínuo, referente a doenças como diabetes, cardiopatia e até tratamentos em que são receitados psicotrópicos.

A Comunicação Interna é assinada pela chefe da pasta, Leila Couto, que informou ainda à Câmara Municipal que as equipes de ESF atendem na Área Rural com sistema de agendamento prévio, disponibilizando sempre os medicamentos necessários a partir de atendimentos a esses grupos de pacientes. No caso de remédios psicotrópicos, o ofício alerta que os usuários podem ter acesso nas farmácias dos Postos de Saúde mediante a apresentação de receitas médica e documentos de identificação, conforme normas já estabelecidas.

A Secretaria Municipal de Saúde explica ainda que outros títulos tem como ser adquiridos nos estabelecimentos conveniados com o programa do Governo Federal da Farmácia Popular. Vadinho encaminhou a propositura em 25 de agosto deste ano, menos de um mês antes da resposta.

A preocupação principal do parlamentar além da classificação da Secretaria Municipal de Saúde quanto aos pacientes que precisam de medicamentos de uso contínuo diz respeito a distribuição destes remédios aos moradores da Área Rural, especialmente dos assentamentos. Conforme o vereador é preciso que se amplie o acesso a estes remédios em postos na própria região, ou com a utilização de meios itinerantes de entrega. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.