Buscar

Macaquinho prego aparece em residência e surpreende moradores em Sidrolândia LEIA

O animalzinho esteve “visitando” um parreiral de uva, que fica no terreiro de uma das residências

Nesta tarde de sexta-feira(27) por volta das 17 horas, moradores da Rua Joaquim dos Santos entraram em contato com  a redação do site SidrolandiaNews, informando que um macaquinho estaria causando um certo alvoroço em uma residência.

O animalzinho esteve “visitando” um parreiral de uva, que fica no terreiro de uma das residências, foi quando os cachorros o acuaram e rapidamente pulou para os pés de coqueiros da casa vizinha.

Protegido nas alturas, ele permaneceu escondido e se alimentando entres as folhas até a saída da nossa equipe.

A pequena Brenda Julia ficou admirada com a beleza e rapidez do pequeno visitante (Foto: Jose Pereira / Sidrolandia News)
As uvas foram o que chamaram o "visistante" que foi acuado pelos cães (Foto: Jose Pereira / Sidrolandia News)

Diversão para as crianças e trabalho para o corpo de bombeiros que será acionado pelos moradores para tentar capturar o animal e soltar em seu habitat natural, um dos moradores reconheceu a espécie como sendo da raça “macaquinho prego”.

Macaco-prego,mico-de-topete,prego ou simplesmente mico é uma denominação comum amacacos do Novo Mundoda famíliaCebidae, subfamíiaCebinaee gênero Sapajus e são uns dos mais comunsprimatasdaAmérica do Sul. Outrora, as espécies desse gênero estavam incluídos no gênero Cebuse por muito tempo foram considerados membros de uma única espécie,Cebus apella. A taxonomia dos macacos-prego é confusa e mudou diversas vezes, sendo que o número de espécies variou entre uma única espécie até 12 espécies. Evoluíram, provavelmente na região daMata Atlânticae depois povoaram outros habitats, como aAmazônia. 

O registro fóssil é esparso. Ocorrem naAmérica do Sul, desde regiões amazônicas, até o sul do Paraguaie norte da Argentina e por todo o Brasil. São muito adaptáveis e ocorrem virtualmente em todos os ambientes e tipos de vegetação ao longo de sua distribuição geográfica, desdeflorestasúmidas até savanase o semi-árido, como a Caatinga, do nível do mar até 2700 m de altitude.

São macacos de porte médio, pesando entre 1,3 kg e 4,8 kg, com até 48 cm de comprimento, sem a cauda, que é preênsil, embora não tenha a mesma mobilidade que a cauda dosmacacos-aranhas e muriquis. Esta tem papel principalmente na manutenção da postura.

O quadrupedalismoé a forma predominante de locomoção. A cor da pelagem varia entre as esp espécies e os indivíduos, permitindo o reconhecimento destes. O pênis possui o formato de um prego quando ereto, o que conferiu o nome popular. Curiosamente, oclitóristambém se assemelha a um pênis e dificulta a identificação dos sexos em indivíduos juvenis. Océrebropesa cerca de 71 g e é complexo anatomicamente. Ocrânioe osdentessão robustos e apresentam adaptações à ingestão de alimentos duros e difíceis de mastigar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.