Buscar

Professores da rede de ensino do estado param na Quarta Feira

Apesar de ter o terceiro maior salário do País, professores do estado param na quarta 

Professores da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul aprovaram início da greve a partir da quarta-feira (27). O governo ofereceu 4,87% de reajuste, mas a categoria rejeitou a proposta. 

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) avisou que vai entrar na justiça para tentar suspender a lei aprovada em 2013 pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB) que previa aumento de 25,42% para os professores em quatro anos. 

Reinaldo considera a lei arbitrária e inconstitucional”, ainda assim se diz aberto ao diálogo e respeita a decisão dos professores.

Em entrevista à imprensa, Reinaldo observou que Mato Grosso do Sul tem o terceiro maior piso do País, atrás do Amapá e Distrito Federal, cujos recursos da educação são bancados pela União.

O presidente Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Botareli, afirmou que 100% dos profissionais devem aderir ao movimento. “O governo já foi avisado [da paralisação]”, afirmou Botareli.

Além disso, Botareli disse que os pais dos alunos serão comunicados da greve por meio de cartas. A categoria também pede o cumprimento da lei que regulamenta a implantação do piso nacional por 20 horas e o pagamento de um terço da hora atividade.

A lei que regulamenta a implantação do piso nacional por 20 horas até 2018 foi aprovada em 2013, durante a administração de André Puccinelli. Além disso, informou que o estado paga o terceiro maior salário aos profissionais da educação do país e já propôs aos docentes dobrar os vencimentos até 2022. Com G1. 

Saiba Mais
  • Governador vai à Justiça para anular lei que dobra salários de professores

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.