Buscar

Representantes de 14 cidades participaram em Rio Brilhante do debate sobre a Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura 

A FUNCERB (Fundação de Cultura e Esportes de Rio Brilhante) realizou na Câmara Municipal de Rio Brilhante, na ultima sexta-feira, mais um encontro do Segundo Ciclo de Seminários Regionais do Projeto de Apoio a Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura.

Participaram da reunião representantes da área cultural das cidades de Amambaí, Antonio João, Aral Moreira, Caarapó, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Caarapã, Maracajú, Nova Alvorada do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina.

O projeto se estrutura em duas etapas, a serem desenvolvidas em 2015 e 2016. Em 2015, a primeira etapa “A” visa ao fomento da estruturação (criação, implementação e atualização) dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, à elaboração dos Diagnósticos Culturais Municipais e à constituição legal dos Sistemas Municipais de Cultura. A segunda etapa “B”, a ser desenvolvida em 2016, prevê o apoio à elaboração dos Planos Municipais de Cultura, beneficiando assim as dez microrregiões do Estado.

Em continuidade ao processo desencadeado durante este ano, visando a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura nos municípios de Mato Grosso do Sul, os integrantes das Comissões Executivas Municipais de Cultura da Microrregião de Dourados estiveram presentes no encontro que teve como sede a câmara municipal de Rio Brilhante.

O encontro consistiu na discussão de diversos assuntos pertinentes a cultura, principalmente sobre os trabalhos que vem sendo realizado durante o ultimo ano, buscando aprimorar, sugerir e concretizar os planos de desenvolvimento da cultura em cada região.

A assessora de turismo Rosely Yumi Numata destacou que o evento tem como objetivo principal refletir, debater e impulsionar a estruturação da política para a Cultura no âmbito da gestão cultural em Mato Grosso do Sul, por meio de seminários e encontros com gestores municipais, estimulando alianças de cooperação entres os municípios e desenvolvendo o setor da cultura do Estado.

O diretor-presidente da FUNCERB, José Raul das Neves Junior falou da importância desses eventos que promovem a aproximação de gestores públicos, e sobre a necessidade desses eventos acontecerem permanentemente, na criação e implementação de projetos voltados a culturas nos municípios de MS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.