Buscar

Universidade Federal e Prefeitura Municipal inauguram dia 11 Banco de Sementes no Eldorado 

(Foto: Cezar Dias)
(Foto: Cezar Dias)

A Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, e a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, definiram na manhã desta terça feira (4), a data de inauguração do Banco de Sementes no Assentamento Eldorado. Segundo informou o Coordenador da UFGD no município, Glauco Barbosa de Resende, o evento acontecera na próxima terça feira, dia 11 de agosto, no Polo da Universidade instalado na antiga sede da Fazenda Eldorado, com inicio previsto para as 9 horas. Na oportunidade será inaugurado um espaço dentro do Polo da UFGD, onde estará funcionando o Banco de Sementes que antes não tinha um local próprio para o seu funcionamento, o trabalho era realizado apenas no campo.

Na solenidade de inauguração da sede, a UFGD estará apresentando também para os produtores que já fazem parte do Banco, e aos que pretendem firmar parcerias a Câmara Fria, que era o sonho de toda a equipe que há muito tempo vem trabalhando com o programa na região. No dia 8 do mês de junho, o prefeito em exercício na época, Marcelo Ascoli, acompanhado do secretário de governo Ilson Peres e da secretária de educação Sonia Dal Pas, recebeu no Paço Municipal a Coordenadora de Extensão da Universidade Federal, professora Zefa Valdivina Pereira, que veio a Sidrolândia para mostrar o Projeto que a Universidade Federal vem desenvolvendo com 110 famílias no Assentamento Eldorado e solicitar a colaboração da Prefeitura de Sidrolândia na ascendência do servidor publico municipal, Glauco Barbosa de Resende, que na época era lotado como secretário da escola Municipal Eldorado.

Segundo a professora Zefa, a Universidade possui um banco de sementes e presta serviços de assistência técnica na formação e plantio de lavouras no Assentamento. O banco de sementes funciona com o produtor recebendo da instituição 10 kg de sementes para o plantio com o compromisso de devolver 20 kg após a colheita. O Projeto da UFGD não tem fins lucrativos e o seu único interesse é o de capacitar os produtores envolvidos no projeto e a rotatividade de sementes entre os produtores. O evento programado para a semana que vem, dia 11 de agosto, terça feira, vai contar com as presenças do Prefeito Ari Basso, do Vice Prefeito Marcelo Ascoli, Presidente da Câmara Municipal David Moura de Olindo, Diretor Presidente da AGRAER, Enelvo Felini, Vereadores, Coordenadores de Núcleos da Universidade Federal da Grande Dourados, Presidentes de Associações de Pequenos Produtores, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Rosa Marques, lideranças Indígenas e de produtores participantes do Projeto do Banco de Sementes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.