Buscar

VÍDEO: Vereador grava vídeo e denuncia descaso com crianças em Escola Municipal

A Câmara Municipal de Sidrolândia recebeu essa semana mais uma denúncia sobre a Escola Municipal Porfíria Lopes do Nascimento. 

Além de não poder atender a demanda de alunos da região, a escola expõe suas crianças a condições de insalubridade.

Recentemente, a Escola Porfíria ganhou notoriedade por não dispor de espaço físico para atender todos os alunos alí matriculados. Após manifestações de pais indignados com as condições do prédio alugado para abrigar as salas de aula provisórias, os alunos voltaram a ter aula no salão paroquial da igreja ao lado. O problema não foi resolvido, mas continuou remediado e ainda está em discussão.

O fato é que o vereador Mauricio Anache (SD), cumprindo seu papel de fiscalizador, esteve na escola para verificar se a Prefeitura estava, de fato, buscando uma solução para o problema da falta de salas de aula e, por coincidência, se deparou com algo tão grave quanto: crianças bebendo água em bebedouros sujos, enferrujados e em copos compartilhados. Forros de sala de aula cedendo, banheiros interditados, entulhos pelo pátio e buracos de encanamento abertos.

O vereador que também é médico pediatra, Mauricio sabe que essa não é uma pratica aceitável em uma instituição de ensino, que há muito estão orientadas, inclusive por cartilhas distribuídas pelo MEC, a não compartilharem copos e talheres entre as crianças, antes da devida higienização. O uso compartilhado de copos pode transmitir diversas doenças e se alguém contaminado bebe água e encosta a boca na borda do copo, já contamina a bebida e, por consequência, pode contaminar outra criança, explicou.

A maioria das coisas desse lugar oferecem riscos àquelas crianças. Elas estão tendo seus direitos ignorados. O pátio cheio de entulhos de ferro, mesas, cadeiras e armários velhos, como uma criança brinca livremente nesse lugar? Como podem ficar em uma sala com o teto prestes a desabar? No vídeo eu cheguei a me comover com aquele menino que, educadamente, oferece o copo à coleguinha e ela, que já deve ser orientada de casa, recusa, também educadamente. Claro! como vai beber no mesmo copo? Isso transmite doença! Estamos noticiando isso pelo bem da nossa cidade e eu quero ver as autoridades competentes fazerem a sua parte, desafiou David Olindo, presidente da Casa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.