Publicado em 17/04/2015 às 15:14, Atualizado em 26/10/2016 às 11:48

Como bebês, cães usam olhar para conquistar humanos

, JB

Uma pesquisa da Universidade de Azzabu, no Japão, aponta que a ligação entre o cão e seu dono se dá devido à liberação da oxitocina, um hormônio liberado pelo cérebro dos mamíferos em situações como parto e amamentação, quando existe a troca de olhares. O mecanismo é o mesmo que fortalece o relacionamento entre as mães e os bebês.

De acordo com o estudo, a troca de olhares entre mães e filhos libera uma grande quantidade de oxitocina, que leva os recém-nascidos a se apegar, enquanto as mães sentem que devem ter um cuidado maior.

Os dados mostram que uma das peculiaridades dos cães é sempre buscar o contato visual com os donos para conquista, diferentemente de outras espécies como, por exemplo, o lobo, que usa o olhar para amedrontar ou afugentar.

No levantamento, a universidade testou a quantidade de oxitocina na urina de cães e humanos após 30 minutos de contato visual. Na sequência, verificou-se o comportamento dos seres humanos quando a substância era levada diretamente ao nariz.

A pesquisa mostra que os cães usam o olhar como forma de interação social e que isso, provavelmente, foi desenvolvido por meio da domesticação dos cães mais dóceis.

Tyson, um cão da raça Rottweiler com 4 meses de vida, um olhar angelical e doce (Foto: Regis Cotting / SidrolandiaNews)