Buscar

Força Nacional apoiará Polícia Militar no combate aos conflitos agrários no Estado

A Força Nacional se instalará no Estado em 30 dias mas prazo pode ser prorrogado.

Conflitos indígenas em MS (Foto: )

Após conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul a Força Nacional reforçará a segurança pública do Estado pelo período de 30 dias nos municípios de Antônio João e Japorã. De acordo com a publicação do Diário Oficial da União desta sexta-feira (3), a intervenção é em apoio à solicitação do Governo do Estado que declarou em caráter de urgência, o emprego da Força Nacional para atuação juntamente com a Polícia Militar na região do Conesul.

“Em caráter episódico e planejado, em consonância com as corporações envolvidas, por  30 (trinta) dias, a contar  da data da publicação desta Portaria, para atuar, de forma complementar, em apoio às atividades da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, entre os municípios de  Antônio João e Japorã,  a fim de prevenir  e reprimir conflitos agrários, bem como agir na prevenção aos crimes contra as comunidades indígenas”.

Apoio logísticoA permanência de 30 dias (trinta) pode ser prorrogada em caso da continuidade de invasões e agressões entre indígenas e produtores rurais. “A operação terá o apoio logístico nos termos do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre os Entes da Federação, ocasião em que o solicitante deverá dispor de infraestrutura necessária à instalação de base administrativa, bem como  permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências, no âmbito da Segurança Pública, durante a vigência desta Portaria. O prazo do apoio prestado pela FNSP poderá ser prorrogado,  se necessário”.

ApoioNa última segunda-feira (29) lideranças partidárias se reuniram na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande) para discutir os conflitos entre produtores rurais e os indígenas e possíveis soluções para o problema que durante muitos anos preocupa a classe produtiva de Mato Grosso do Sul. O encontro foi organizado pelo Deputado Federal, Carlos Marun (PMDB) e contou com a presença de prefeitos, integrantes da bancada federal, vereadores, deputados estaduais e produtores rurais de várias regiões do Estado.

Na ocasião Marun comentou sobre o conflito e lamentou a falta de apoio do governo federal na questão indígena. “Vamos discutir sobre esse problema que vem se alongando por muito tempo. Existe uma falta de incentivo do governo federal e isso é fato e isso não está dando resultado algum. Temos hoje produtores insatisfeitos, indígenas também de um lado como sabemos que existem todos os problemas mas principalmente nada evolui, não saímos do lugar. É preciso que algo seja feito e estamos aqui para ouvir e tentar auxiliar num processo que chegue a algum entendimento, não podemos ficar parados, temos que agir pois o Mato Grosso do Sul precisa andar, precisa resolver”, argumenta o deputado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.