Buscar

AIDS se espalha mais pelo Estado e contaminação aumenta em 31%

Secretaria de Estado da Saúde alerta que falta de informação prejudica tratamento e prevenção

Os casos de HIV positivo e AIDS em Mato Grosso do Sul aumentaram 31% neste ano. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta que a falta de informação vem sendo o principal problema tanto no contágio como para o tratamento, que quando começa tardiamente resulta em complicações para os pacientes e aumenta o risco de morte.

Esse quadro deficitário será combatido pela SES no dia 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Luta contra AIDS.

De acordo com informações divulgadas pela secretaria nesta terça-feira (24), ano passado foram registrados 364 casos da doença. 

A partir de 2015, novos parâmetros passaram a ser utilizados e com isso, houve a separação de registros em HIV positivo e AIDS. Com isso, até novembro deste ano, a SES confirma 312 casos de HIV positivo e 165 de AIDS.

A rede de assistência em Mato Grosso do Sul conta com 11 Unidades Dispensadoras de Medicamentos e ainda há 12 unidades com Serviço de Atendimento Especializado para o acompanhamento e tratamento de AIDS.

O Estado possui também em sua relação de medicamentos disponíveis a Dose Fixa Combinada (DFC). Esse remédio é um comprimido que contém nele três medicamentos e a combinação faz parte do Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e AIDS do Ministério da Saúde, publicado em 2013.

ATIVIDADES

A programação para o 1º de dezembro terá palestra às 9h com a gerente técnica do Programa Estadual de DST/AIDS da SES, Danielle Martins. As explicações serão feitas a servidores da Secretaria de Estado de Saúde. 

“A palestra abordará informações fundamentais para que as pessoas conheçam melhor a doença e possam se prevenir. O foco é sempre esclarecer dúvidas e falar da importância do tratamento imediato”, afirmou Danielle.

Testes rápidos também serão feitos no Comando Militar do Oeste (CMO), um trabalho conjunto com técnicos da Gerência de Atenção à Saúde do Homem da SES.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.