Buscar

Campanha contra polio termina amanhã e MS não vacinou nem metade da meta

Segundo o Ministério da Saúde, faltam 92 mil crianças serem imunizadas no Estado

A um dia do fim da campanha de vacinação contra a poliomielite, Mato Grosso do Sul ainda não vacinou nem metade da meta. Das 180 mil crianças de faixa etária de 2 meses a 4 anos, apenas 88 mil foram imunizadas contra a doença, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde.

Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%.

A proteção contra o vírus é realizada com duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, aplicada aos dois e quatro meses de vida, e uma dose da vacina oral, aos seis meses.

É importante lembrar que a campanha deste ano não será prorrogada, portanto é essencial que pais e responsáveis compareçam com as crianças nos postos de vacinação até a próxima segunda-feira (31).

POLIOMIELITE

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.