Publicado em 04/07/2015 às 09:08, Atualizado em 26/10/2016 às 12:30

Comandante geral da Policia Militar veio discutir Segurança Pública com prefeito e vereadores

Cid Pinheiro -,  Assessor de Comunicação
(Foto: Cezar Dias)
(Foto: Cezar Dias)

O Comandante Geral da Policia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, Coronel Deosdete de Oliveira, foi recebido na manhã desta sexta feira (3) pelo prefeito Ari Basso e o vice-prefeito Marcelo Ascoli no Gabinete do Prefeito no Paço Municipal. A reunião com o Comandante Geral da PM, contou também com os vereadores Waldemar Acosta, Edno Ribas, Sergio Bolzan e o secretário de governo Ilson Peres.

O assunto da reunião foi a segurança publica no município, já que desde 2013, o prefeito e os vereadores vem cobrando da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Publica, um apoio efetivo tanto para a Policia Militar quanto para a Policia Civil, já que essas duas forças de segurança de Sidrolândia, se encontravam sucateadas, sem viaturas em condições de uso e sem efetivo suficiente para combater a criminalidade na 8ª maior cidade do estado, em numero de habitantes, hoje 50 mil habitantes.

Depois de muitas idas e vindas à Secretaria de Segurança, por parte do prefeito Ari e dos vereadores, o município recebeu duas viaturas e mais 6 policiais que reforçaram o efetivo e as condições de trabalho da PM. A Policia Civil também foi contemplado com viaturas e um aumento no seu no seu quadro funcional, incluindo a troca do delegado de policia que está mais presente nas ações de sua delegacia.

Durante a reunião, o Coronel Francisco Ovelar, comandante do policiamento Metropolitano, que envolve o efetivo de Sidrolândia, chegou a propor o fechamento do Destacamento da PM no Distrito do Quebra Coco, ideia que foi duramente combatida pelo prefeito Ari Basso e pelo secretário de governo Ilson Peres, que ressaltou o esforço que a Administração Municipal e a Câmara de Vereadores vem fazendo para reestruturar a economia do Distrito, devolvendo aquela comunidade a oportunidade de emprego e renda. Peres alegou ainda que a população sofreria com a demora da Policia no atendimento a uma ocorrência, já que o tempo resposta de uma viatura saindo de Sidrolândia para o Distrito ultrapassaria aos 30 minutos. Depois das argumentações das autoridades sidrolandenses, os Coronéis da PM deixaram o assunto para ser discutido em uma outra oportunidade, passando então para o assunto principal da vinda do alto Comando da Policia Militar, que foi a discussão sobre o Projeto de Videomonitoramento da cidade que poderá contar com esse serviço em duas das suas principais avenidas, a Dorvalino dos Santos e Antero Lemes da Silva, (Avenida Brasil).

O serviço de monitoramento, já vem sendo utilizado por cidades como  Campo Grande, Três Lagoas, Paranaíba e Maracaju. O prefeito Ari Basso acompanhou os Oficiais da Policia Militar em vários pontos da cidade considerados como vulneráveis e que precisam de uma atenção maior por parte da Segurança Publica. O encontro entre Poder Publico e Comando da Policia Militar terminou com o prefeito municipal se comprometendo em estudar junto com sua equipe as possibilidades de investir em um projeto que vai dispor de um grande volume de investimento.