Publicado em 09/10/2015 às 06:47, Atualizado em 26/10/2016 às 13:16

Na zona rural, alunos sonham e também se preparam para prova

Maioria dos 150 alunos de escola no assentamento Eldorado fará o Enem

, Correio do Estado
(Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado)

O sonho de uma vida melhor, cursar faculdade, ter o diploma em mãos e um futuro cheio de oportunidades preenche a mente dos estudantes do último ano do ensino médio da Escola Estadual Paulo Eduardo de Souza Firmo, localizada no assentamento Eldorado - um dos maiores do Mato Grosso do Sul -  próximo ao município de Sidrolândia. São 150 estudantes que dependem da estrutura precária da escola para  se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas ocorrem nos dias 24 e 25 de outubro.

Diferente da  maioria das escolas, a do assentamento não tem cantina, não tem quadra de esporte, não tem espaço para recreação. Quase tudo funciona no improviso, como a sala de aula, que também é o refeitório e a biblioteca. Em um colégio particular, o espaço talvez chamasse “sala multiuso”, mas na escola estadual, é falta de estrutura mesmo. 

Viver na área rural é o mesmo que voltar alguns anos quando o assunto é tecnologia. O vício do celular parece não ter chegado ao local, são raros os adolescentes conectados a um smartphone.  A internet móvel 3G praticamente não funciona. As residências com internet ainda são poucas.