Publicado em 15/04/2016 às 11:51, Atualizado em 26/10/2016 às 14:48

Será realizado em Sidrolândia nos dias 29 e 30 de Abril o 1º Encontro Estadual de Adoção

Greice Batista, Assessoria de Imprensa
Saiba Mais
  • Inscrições para o 1º Encontro Estadual de Adoção estão abertas
  • Juiz de Sidrolândia propõe realização de debates sobre adoção em escolas

A Vara da Infância e Juventude de Sidrolândia, em parceria com os grupos de apoio à adoção do Estado, realizará nos dias 29 e 30 de abril, na Câmara Municipal de Sidrolândia, o 1º Encontro Estadual de Adoção de Mato Grosso do Sul.

As inscrições foram abertas no dia 21 de Março e se encerraram nesta quinta-feira (14) de Abril. As 300 inscrições disponibilizadas foram preenchidas na primeira semana da inscrição.

Encerra nesta sexta-feira (15) o prazo para as escolas particulares e públicas enviarem os melhores trabalhos escolares sobre adoção, que serão premiados no dia do evento. Serão oferecidos tabletes, bicicleta e um cheque de R$ 500,00 aos vencedores.

O encontro será composto por mesas redondas, painéis, oficinas e palestras. Durante o evento também será realizada a premiação dos melhores trabalhos escolares sobre o tema da adoção, com o objetivo de envolver a sociedade sidrolandense no debate do assunto em sala de aula com a participação ativa dos professores na motivação de seus alunos.

As diretrizes do evento foram definidas em reunião no início de fevereiro, sob o comando do juiz Fernando Moreira da Silva, com a presença de servidores da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJMS para dar suporte e consultoria, juntamente com os cinco grupos de apoio à adoção de MS: Grupo de apoio à adoção Manjedoura (GAAM) de Coxim; Grupo de Estudo e Apoio à Adoção Vida (GEAAV) de Campo Grande; Grupo de Apoio à Adoção de Dourados - GAAD - Acolher; Grupo de apoio à Adoção Ato de Amor (GRAATA) de Três Lagoas e Associação Familiar de Apoio ao Grupo de Adoção (AFAGAS) de Sidrolândia.

O evento conta com o apoio do Tribunal de Justiça de MS, da Coordenadoria da Infância e da Juventude, da Escola Judicial de MS, do Instituto de Perícias Científicas, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Sidrolândia, do Instituto Educacional Arancuã e da Barbearia Bom Pastor.

Trata-se um evento de grande porte e virão a Sidrolândia palestrantes do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, além das autoridades do Mato Grosso do Sul. Dentre os convidados ilustres, estão o Desembargador do Tribunal de Justiça de SP, Antônio Carlos Malheiros, e a professora da USP, Dra. Giselda Hironaka, uma das mais juristas brasileiras. Já confirmaram presença dois Desembargadores e 10 juízes do MS, todos com objetivo de discutir a importância da causa da adoção.

Para homenagear personalidades que se dedicam á causa da adoção no Brasil, foi criado o Troféu Dr. Danilo Burin, em lembrança do saudoso juiz Dr. Danilo Burin, que viveu em Sidrolândia, na época em que ainda era advogado, e tanto fez pela causa da infância e da juventude do estado do MS.