Buscar

Extensão mostra localização exata de quem usar Facebook

Um aluno de Harvard criou uma extensão para o Chrome que permite que usuários descubram a posição exata, com precisão de metros, de outros usuários do Facebook Messenger.

O nome do aplicativo, Mauraders Map, é uma homenagem ao mapa da sérieHarry Potter que mostra a identidade, localização e movimentos de outras pessoas, o Mapa do Maroto, em português.

Ao explorar as configurações de localização informadas pelo Facebook aos aplicativos do Messenger no iOS e Android, e que precisam ser desativadas manualmente, o aplicativo usa um GPS para indicar em uma plataforma a latitude e longitude do contato.

O estudante de ciência da computação Aran Khanna descobriu que as coordenadas informadas eram precisas em níveis decimais, permitindo que ele conseguisse identificar até o quarto em que seu amigo de faculdade estava enquanto conversavam.

As informações de localização incluem até os horários das mensagens. Dessa forma, os movimentos de uma pessoa podem ser rastreados minuto a minuto, por anos a fio.

Todo o histórico de localização de um usuário pode ser rastreado até a primeira troca de mensagens com outra pessoa.

Em um post no Medium, Khanna se diz surpreso no número de contatos seus que não desativou a função de localização.

Todas as pessoas para quem eu mostro essa extensão ou ficam surpresas ou assustadas que tantas informações pessoais delas estejam online para seus amigos (e até estranhos) acessarem. Então acho que isso é um problema, escreve.

Desenvolvido originalmente usando a plataforma de mapeamento Mapbox, a extensão fez tanto sucesso nesta quarta-feira (27) que a Mapbox revogou sua API, inutilizando a versão.

Porém, o código do Marauders Map pode ser encontrado no GitHub, permitindo que a extensão possa ser refeita.

O Facebook não se pronunciou a respeito da extensão, mas o próprio Khanna diz que a empresa esteja desenvolvendo uma correção que a desabilite.

O curioso é que o criador da extensão anuncia, logo no topo de seu artigo no Medium, que irá estagiar na rede social a partir de junho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.