Buscar

Bombeiros resgatam cobra venenosa em árvore da Capital

Serpente estava na avenida das Bandeiras e será solto em seu habitat natural

Cobra cipó é venenosa e foi resgatada pelos bombeiros (Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado)

O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta segunda-feira (30) para resgatar uma cobra-cipó em cima de uma árvore, na avenida das Bandeiras, no bairro Nhanhá, em Campo Grande.

Segundo os bombeiros, a serpente deveria viver na região e se alimentava de pássaros. A cobra foi resgatada e será solta em seu habitat natural, no Parque Anhanduí. 

Conforme estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Terra da gente, publicado no Portal Biologia, a serpente Philodryas olfersii, conhecida como cobra-cipó ou cobra-verde-listrada, é considerada não venenosa. No entanto, há casos de envenenamento humano relatados na literatura.

Ainda de acordo com a pesquisa, a baixa incidência de acidentes causados por essa serpente é devido à anatomia dos dentes, o que dificulta a injeção do veneno. A composição do veneno da cobra-verde-listrada é 75-90% de proteínas, e estes, principalmente, causam um processo edematogênico (um sinal de inflamação) rápido, hemorragia e dor, como consta no estudo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.