Buscar

Espuma do rio Tietê invade ruas e deixa ponte intransitável em Salto

Registro foi feito por morador na manhã desta segunda-feira; veja vídeo. Secretário de Meio Ambiente explica que espuma é resultado da chuva

Espuma cobriu ruas e pontes de Salto (Foto: Rogério Marcelino da Cunha/TEM Você)

Um morador de Salto (SP) se surpreendeu com uma grande quantidade de espuma que invadiu a Avenida 24 de outubro, na Vila Teixeira, na manhã desta segunda-feira (30). A espuma – resultado da vazão do Rio Tietê por conta das chuvas registradas no fim de semana – se espalhou na via e deixou a ponte que dá acesso a um campo de futebol do bairro intransitável. (veja vídeo acima)

Em entrevista ao G1, Rogério Marcelino da Cunha conta que fez o registro por volta das 6h e enviou pelo aplicativo TEM Você. Apesar de morar há oito anos na cidade e já ter visto a formação de espumar no rio, ele garante que esta é a primeira vez que viu isso acontecer no local. Desse jeito, é a primeira vez que eu vejo. A espuma ficou com um metro e meio de altura, cobriu a ponte e invadiu um pedaço da rua, diz.

Fenômeno comumSegundo o secretário de Meio Ambiente de Salto, João de Conti Neto, esse fenômeno ocorre quando chove muito na região Metropolitana de São Paulo. O nível da água é elevado e, consequentemente, facilita a formação de espuma quando chega às quedas dáguas de Salto, que é o nosso principal ponto turístico.

O fenômeno é comum na cidade há 20 anos, segundo Conti, por conta da presença de esgotos domésticos não tratados que dificultam a decomposição de detergentes domésticos.

O secretário garante que a espuma será dissipada e, por isso, a avenida 24 de outubro não precisará ser interditada. Infelizmente, a cidade de Salto é sempre prejudicada e não temos o que fazer. Eu não consigo diminuir a vazão do rio, que é consequência do não tratamento de água na região metropolitana, frisa Conti.

Em nota, a secretaria de Meio Ambiente do Estado ressalta que para resolver esse problema é necessário o tratamento do esgoto antes de ser lançado ao Tietê. Essa atribuição é dada aos municípios e às concessionárias de saneamento. Na Região Metropolitana de São Paulo é feita desde 1992 a implantação do programa de despoluição do Tietê, que visa ampliar o tratamento dos esgotos nos municípis de responsabilidade da Sabesp. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.