Buscar

Mais de mil vagas em cursos técnicos de nível médio são abertas no Estado

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 8, o edital de abertura do Exame de Seleção, para ingresso de novos estudantes em cursos técnicos integrados de nível médio no primeiro semestre letivo de 2016. 

No total, são ofertadas 1.060 vagas. Pela primeira vez, a seleção abrange os campi Dourados (80 vagas), Jardim (60) e Naviraí (80). As demais vagas são para Aquidauana (120), Campo Grande (120), Corumbá (80), Coxim (80), Nova Andradina (120), Ponta Porã (160) e Três Lagoas (160), conforme a tabela abaixo. Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula, e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição. O curso possibilita ao estudante cursar a formação básica (ensino médio) e a formação técnica de forma articulada. O diploma terá validade nacional e o habilita tanto a ingressar em cursos de nível superior quanto ao exercício profissional.

O documento está disponível na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Inscrições – Devem ser feitas de 16 de outubro a 13 de novembro, pela Página do Candidato da Central de Seleção. O valor da taxa é de R$ 20,00. A isenção oferecida ao candidato hipossuficiente deverá ser solicitada mediante requerimento, entre os dias 16 e 23 de outubro. Toda a documentação necessária está disposta no edital. Ação afirmativa – Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas. A opção de cotista (beneficiário de ação afirmativa) deverá ser informada no ato da inscrição. Seleção – Será realizada no dia 6 de dezembro, nos dez municípios onde o IFMS possui câmpus. A prova será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. O conteúdo programático está disposto no edital. O gabarito deverá ser divulgado no dia posterior à seleção. Será eliminado o candidato que tiver obtido zero em qualquer uma das disciplinas. A previsão é que resultado do Exame de Seleção seja divulgado no dia 16 de dezembro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.