Buscar

Mesmo com repercussão contrária, vereador mantém intenção de homenagear Bolsonaro

Abaixo-assinado para derrubar projeto já colheu mais de 2,7 mil assinaturas

O abaixo-assinado para derrubar homenagem ao deputado federal Jair Bolsonoro (PSC-RJ) já colheu mais de 2,75 mil assinaturas. Ainda assim, o vereador Roberto Durães (PSC) afirma que seguirá adiante com seu projeto para dar ao polêmico deputado o título de “Visitante Ilustre” de Campo Grande.

De acordo com a assessoria do vereador, a previsão é de que a proposta seja votada na próxima semana. Logo após a divulgação do projeto, o advogado Leandro de Moura Ribeiro criou o abaixo assinado para tentar barrar a aprovação. Inicialmente a intenção era de colher mil assinaturas. Agora que já alcançou mais de 2,7 mil, a intenção é chegar a 5 mil assinaturas.

O Jornal Midiamax apresentou os números à assessoria de Roberto Durães. A resposta é de que o vereador manterá o projeto até a votação.

Já a assessoria de Bolsonaro afirmou que a vinda vinda do deputado federal, que estava prevista para este mês de maio, em Campo Grande, não irá mais ocorrer neste período. A nova previsão é de que o parlamentar visite a Capital no mês de junho.

De acordo com Durães a homenagem, assinada junto com o vereador Paulo Siufi (PMDB), é apenas um retribuição de gentilezas. Isso é o meu partido que teve interesse de fazer isso. Afinal de contas, quando vem o Temer aqui fazem a indicação. Fizeram pro Collor, fizeram pra Dilma, e eu vou fazer para um membro do meu partido. Não tem uma especificidade por ser o Bolsonaro, mas porque é um membro do meu partido, disse ao Jornal Midiamax.

O Título de Visitante Ilustre dividiu opinião dos vereadores na Câmara. “Ele nem é tão ilustre assim para ser homenageado”, opinou Luiza Ribeiro (PPS). Para a parlamentar, o título é desnecessário e, se for aprovado pelos vereadores, ela promete dar um outro título ao parlamentar do Rio de Janeiro. “Caso passe, vou apresentar uma Moção de Repúdio”.

Alex do PT acredita que o título é concedido por questões de praxe, mas que acontece em um momento inoportuno. “O deputado se referiu a um torturador na votação pela abertura do processo de impeachment e não reforça em nada o papel do Legislativo”.

Paulo Siufi (PMDB) afirmou não ter ideologias afins as de Bolsonaro, mas que não vê problema na homenagem. “Não é título de honra ao mérito, nem de cidadão campo-grandense. É só de visitante ilustre. Caso o Jean Wyllys viesse a Campo Grande também receberia o título. Neste caso, não cabe análise ideológica e não tem esta proporção que estão querendo dar ao caso”.

O pensamento do vereador é semelhante ao do presidente da Casa, João Rocha (PSDB). “É um título independente de ideologias. Estamos em um país democrático e para o parlamento é interessante sempre ter representantes dos mais diversos segmentos”.

Polêmica

Nesta semana, ocorreu uma polêmica em torno do deputado Bolsonaro na Capital. Isso por que o vereador Roberto Durães (PSC) propôs que o parlamentar, ao vir na cidade, como era previsto, recebesse o título de visitante ilustre de Campo Grande e segundo ele, recentemente, disse já obter a quantia de assinaturas necessárias para o ato.

O fato gerou grande divergência entre demais vereadores e divide opiniões. Bolsonaro é conhecido por suas falas polêmicas e na votação do impeachment na Câmara Federal, foi um dos parlamentares mais comentados no dia seguinte. Na ocasião, ele homenageou o Coronel Ustra, a quem se atribui atos de tortura durante a ditadura militar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.