Buscar

SUS agora incorpora o exame PET-CT responsável por monitorar pacientes com câncer

Nesta quarta-feira (23), três portarias publicadas no Diário Oficial da União incluem no Sistema Único de Saúde (SUS), o exame PET-CT que é capaz de identificar o grau de disseminação de tipos de câncer nos pacientes da rede pública de saúde. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia, o Conitec, que deu a recomendação para a iniciativa.

O exame será feito para estabelecer em qual taxa de crescimento o tumor está e também a extensão da doença, o tipo do tumor e sua relação com o hospedeiro, por meio deste procedimento poderão ser identificados. De acordo com o texto do D.O, será realizado um acompanhamento em pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas, metástase de câncer colorretal, e também linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodkin.

No último caso, além do procedimento normal, haverá uma avaliação para saber como está sendo a resposta do tratamento. O exame PET-CT é capaz de gerar cerca de 1,5 mil imagens ao mesmo tempo de todo o corpo do paciente afim de reconstruir em três dimensões um retrato exatamente igual do organismo, em que identifica as menores mudanças possam dar indícios para um possível tumor no paciente.

Procedimento e valor

Este exame também é o mais indicado para acompanhar o desenvolvimento e o resultado aos medicamentos. A forma com que é feito, não é dolorido, mas requer paciência, utiliza-se uma injeção de radiofármaco (glicose marcada por material radioativo), que logo depois da distribuição pelo corpo, vai gerando informações metabólicas das células.

De acordo com especialistas no assunto, esse tipo de exame, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada não tem o mesmo efeito e nem a mesma eficácia que o PET-CT garante. Na maioria dos casos, mais precisamente 30% dos pacientes, após a realização deste procedimento, o médico muda o tratamento que vinha sido feito anteriormente. O valor de cada exame, custa em média entre R$ 3,5 mil e R$ 4mil. Ele é também o mais indicado para acompanhar o desenvolvimento e a resposta aos medicamentos dos tumores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.