Buscar

 Campanha de Vacinação contra Influenza

O ministério da Saúde lançou a 16ª campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 22 de abril a 09 de maio de 2014, sendo 26 de abril o Dia D de mobilização nacional.

Influenza é uma doença causada por vírus que tem distribuição em todo o mundo. A vacinação é uma das formas de diminuir as taxas de internações hospitalares decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, as complicações, reduzir as mortes por pneumonia, especialmente em pacientes com fatores de risco. A vacina disponibilizada neste ano via intramuscular é trivalente, contendo antígenos equivalentes a:

* Vírus A (H1N1) pdm09;

* Vírus A (H3N2) 2012;

* Vírus B 2012.

Nesta campanha serão vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 06 meses a menores de 05 anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A estimativa populacional a ser vacinada em Sidrolândia nestes grupos prioritários representa 12.030 pessoas.

As ESF urbanas estarão a disposição da população no sádado, dia 26 de abril durante todo o dia. Na área rural a vacinação está sendo realizada de acordo com a programação de cada ESF rural. Esta ação envolve parceria entre União, estados e municípios.

De acordo com a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os doadores de sangue devem aguardar um período de 48 horas pós vacinação contra Influenza, para se tornarem aptos para doação, e pessoas com histórico de alergia grave à proteina do ovo de galinha, assim como qualquer outro componente da vacina, devem ser submetidas a avaliação clinica antes de receber a vacinação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.