Buscar

Delegado diz que é tenso clima em área de disputa de terras em MS

Segundo ele, há boletins de ocorrência de ameaça e furto.PF já foi informada sobre a situação em Sidrolândia.

(Foto: Nadyenka Castro/G1 MS)

O delegado de Polícia Civil Enilton Zalla, avalia como tenso o clima na região conhecida como Buriti, em Sidrolândia, distante 64 quilômetros de Campo Grande. “A situação está tensa na região”, fala ao G1 a autoridade policial, sobre a área onde há índios e fazendeiros.A autoridade policial informou à Polícia Federal (PF) sobre a situação no local na sexta-feira (29) e pediu a presença de agentes na região. A PF confirma o recebimento de comunicação feita pelo delegado.Zalla explica que tem sido constante o registro de ocorrências envolvendo índios e fazendeiros, mas não relacionadas ao conflito agrário. Uma das situações aconteceu entre quarta e quinta-feira (27 e 28).A polícia esteve na fazenda Água Clara para levantamentos para dar cumprimento a ordem judicial e prendeu quatro homens que estavam armados na propriedade e também um índio que portava uma espingarda calibre 32.

Como os policiais não estavam fardados nem com viatura caracterizada, os terena pensaram que o indígena havia sido sequestrado, invadiram a propriedade e saíram de lá no dia seguinte pela manhã. Parte da sede da fazenda, um galpão e uma ponte foram incendiados. Os índios negam envolvimento com o incêndio.AmeaçasNo sábado (30), indígenas da aldeia Água Azul denunciaram à Polícia Civil que tinham sido ameaçados por um fazendeiro. De acordo com Zalla, no domingo (31), outro homem foi preso na Água Clara com revólver calibre 38 com 9 munições.Conforme o delegado, na sexta-feira (29), foi feito boletim de ocorrência envolvendo o cacique da aldeia Buriti e da aldeia 10 de Maio. Segundo Zalla, um ameaçou invadir a área do outro.

Outro crime registrado na região, segundo o delegado, é o furto. Ele cita furto de gado e de poste de cerca. “Fizemos um levantamento na região e rastros na estrada e manchas de sangue [de animais abatidos] indicam para as aldeias”, diz. Os casos estão em investigação.ConflitoÍndios e produtores rurais brigam judicialmente por terras na região Buriti. Em maio de 2013, o terena Oziel Gabriel morreu durante conflito com a PF em meio à tentativa de reintegração de posse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.