Buscar

Prefeito Ari Basso recebeu o caminhão com os resfriadores de leite para Agricultura Familiar

(Foto: Cezar Dias )
(Foto: Cezar Dias )

Visando elevar os percentuais de produção e a qualidade do leite produzido por cooperativas e associações de pequenos produtores da Agricultura Familiar, o governo de Mato Grosso do Sul realizou da na tarde de terça feira, a entrega de 43 resfriadores a 19 municípios. 

Nesta primeira etapa foram investidos R$ 439 mil em recursos do Governo do Estado e do Governo Federal através do MAPA.

O dinheiro investido faz parte dos R$ 800 mil aprovados na forma de dois convênios firmados entre Agraer e o MAPA. O repasse dos equipamentos foi feito no pátio da Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer) pelo governador Reinaldo Azambuja, em cerimônia de assinatura dos termos de permissão e cessão de uso. O Governador Reinaldo Azambuja anunciou que o estado pretende entregar mais 40 unidades já no inicio de 2016.

 “Isso aqui é o resgate de um contrato de 2012 que estava praticamente parado e com os esforços e a economia no processo licitatório será possível comprar outros 40 equipamentos para serem entregues em janeiro”, garantiu o Governador Reinaldo. Para o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o repasse dos equipamentos deverá beneficiar centenas de famílias que fazem da ordenha a sua principal fonte de renda. “A pecuária leiteira é uma das principais atividades da agricultura familiar do Estado. Nossa estimativa é de fechar o convênio com 85 resfriadores comprados e entregues. Estamos satisfeitos com o apoio que recebemos do Mapa”, concluiu.

Apoio esse que só foi possível graças ao interesse e o esforço do governo do Estado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conforme declaração do superintendente da Agricultura (SFA – MAPA/MS), Celso Martins. “Esse projeto é de 2012, que o governo do Estado por intermédio da Agraer conseguiu resgatar os convênios. Então, estamos aqui tanto para comemorar como para reforçar essa ação de incentivo que é mais um salto para as atividades dos pequenos produtores. Aqui, reiteramos ao governador o compromisso da superintendência do Ministério em ações que sejam legítimas para o desenvolvimento da pecuária no Estado”, afirmou Celso.

Os equipamentos foram adquiridos por meio dos dois contratos de repasse n.º 781.953 e o 781.959/2012, convênios firmados entre o governo do Estado e Ministério da Pecuária, Agricultura e Abastecimento (MAPA).

Só nessa primeira etapa de licitação, o contrato n.º 781.959, possibilitou a compra de 25 resfriadores de leite de 2 mil litros. Enquanto que o de n.º 781.953, garantiu a obtenção de outras 18 unidades com capacidade para armazenar até mil litros de leite.

Investimento esse que na opinião do secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas, demonstra o comprometimento do poder público com o homem do campo. “A produção de leite é um dos cinco eixos que o governo do Estado determinou que devem ser estimulados. Portanto, esperamos que os equipamentos sejam um instrumento para contribuir com a qualidade, escala de produção e o poder de negociação com os laticínios”, afirmou.

Ao todo 41 entidades foram beneficiadas, cooperativas e associações de pequenos produtores de leite, situadas nos seguintes municípios: Anastácio, Anaurilândia, Aquidauana, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Juti, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Rio Brilhante, Selvíria, Sidrolândia, Ponta Porã e Vicentina.

Em nome das instituições e prefeituras contempladas, o prefeito de Nova Alvorada do Sul e presidente da Assomasul, Juvenal Neto, agradeceu a atenção dada a classe rural, em especial nesse período tão delicado de crise financeira que se instalou no País. “São através dessas parcerias que vamos vencer as crises que tanto prejudicam o desenvolvimento social. Acredito que os resfriadores servirão para aquecer a economia dos municípios, pois servirão como ferramentas de trabalho para os produtores que depositam no leite o sustento de sua família”, disse.

Participaram do evento, os secretários de Estado da Casa Civil e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Sérgio de Paula e Jaime Verruck, respectivamente, o secretário-Adjunto da Sepaf, Jerônimo Alves, o diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, o superintendente da Caixa Econômica no Estado, Evandro Narciso de Lima  e os deputados estaduais Beto Pereira, Renato Câmara, Rinaldo Modesto e João Grandão. O secretário de governo de Sidrolândia Ilson Peres representou o Prefeito Ari Basso, Peres esteve acompanhado do secretário municipal de desenvolvimento rural Cezar Queiroz e de diretores da Agraer local.

O Prefeito Ari Basso acompanhou na manhã de hoje, quinta feira, dia 25 de novembro, junto com secretários,  vereadores e de funcionários da Agraer a chegada do caminhão que trouxe os resfriadores que serão entregues  nos assentamentos, o primeiro a receber o resfriador é o Assentamento Santa Terezinha. O município foi contemplado com 8 unidades resfriadoras, sendo 3 unidades de mil litros e 5 de dois mil litros. Os Assentamentos contemplados com resfriadores de 2000 litros  foram, Associação PA Jibóia, Cooperativa do PA João Batista, Cooperativa do PA Eldorado II, Cooperativa PA São Pedro e Cooperativa PA Altamir Torteli.  Bolicho Seco, PA São Pedro, PA João batista receberam unidades com capacidade para resfriar até mil litros de leite.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.