Buscar

Governo Lula extingue Secretaria de Combate à Corrupção

A Secretaria de Combate à Corrupção foi extinta e a Diretoria de Operações Especiais foi rebaixada para uma coordenação.

Cb image default
 

O governo federal realizou uma reformulação na Controladoria-Geral da União (CGU) que reduziu a atuação do órgão no combate à corrupção

A Secretaria de Combate à Corrupção foi extinta e a Diretoria de Operações Especiais foi rebaixada para uma coordenação.

Essa diretoria, que fazia parte da extinta secretaria, conduzia investigações para combater desvios e mau uso de recursos públicos. Parte das atribuições da Secretaria de Combate à Corrupção foram transferidas para a recém-criada Secretaria de Integridade Privada, que incentiva boas práticas no setor privado para prevenir irregularidades.

Outra parte foi deslocada para a Secretaria Federal de Controle Interno, responsável pelas auditorias. A área de operações especiais foi alocada em um gabinete dentro da Secretaria Federal de Controle Interno, mas ainda não foi nomeado um coordenador titular, o cargo está sendo ocupado por um substituto. O ministro Vinícius de Carvalho lidera a reformulação da CGU, e embora o órgão afirme que a função de combate à corrupção está presente em todo o seu trabalho, a reorganização causa preocupação sobre o compromisso do governo em combater a corrupção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.