Buscar

PT aciona Google por associar Lula a corrupção

Nas pesquisas, ferramenta sugere aos internautas 'você quis dizer Lula corrupção?'

Cb image default
 

O Partido dos Trabalhadores (PT) enviou no domingo 7 uma notificação extrajudicial ao Google por causa da associação do nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a corrupção. A legenda afirma que a big tech está valendo-se do seu poder econômico para “manipular a opinião pública”.

A manifestação ocorre depois que internautas identificaram que o Google sugere o tema “corrupção” nas pesquisas relacionadas a Lula junto à palavra “coroação”. “Você quis dizer Lula corrupção?”. Na sexta-feira 5, Lula viajou à Inglaterra para participar da cerimônia de coroação do rei Charles III.

Ao correlacionar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro ao mesmo termo, a plataforma fazia uma sugestão diferente: “Você quis dizer Bolsonaro coração?”.

De acordo com o ofício assinado pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann, a sigla pede explicações pela “associação ilógica” e alega que o buscador agiu sem transparência. O partido afirma que a associação configura “abuso de poder econômico e violação do direito de livre consciência dos cidadãos brasileiros”.

“A notificada está valendo-se do seu poder econômico e quase monopólio virtual para manipular a opinião pública em favor dos seus interesses privados, violando o art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal”, argumentou o PT.

Nesta segunda-feira, 8, depois da reação de militantes do partido, as pesquisas realizadas na página do Google já mostravam a informação de uma forma diferente: “Notícias sobre coroação, corrupção e Lula”.

O que diz o Google sobre as pesquisas com o nome de Lula?

A big tech negou as acusações do PT. “Nossos sistemas automatizados não levam em conta ideologia política em seu funcionamento”, informou, em nota na sexta-feira 5. “Embora este seja um recurso gerado automaticamente, temos políticas que se aplicam e estamos tomando medidas para resolver o problema”, explicou o Google.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.